Söka - Procura - Search

Monday, April 16, 2007

Uttryck II

Så säger man för att: Assim que se fala para:

a. tala om att man inte förstår [ falar que a pessoa ñ entendeu]

- Förlåt! ( desculpe!, perdão!)

- Ursäkta? (desculpe!)

- Vad sa du? ( O que você disse/falou?)

b. kontrollera att någon förstår [ controlar se a pessoa entendeu]

- Eller hur? (ñ é assim?)

- Inte sant? (ñ é verdade?)

c. begära förtydligande [ pedir para ser mais claro]

- Vilken/vem/hur/när/var då? [Qual/quem/como/quando/onde foi/é?]

- Vad/hur menar du? [O que/ o qual você está falando?)

d. uttrycka samma åsikt [ ter a mesma opinião]

- Ja. [sim]

- Ja, just det. [Sim, isso mesmo]

- Javisst. [certo]

- Ja absolut. [Sim, absoluto]

- Just precis. [ exatamente, justamente]

- Ja, de tycker/tror jag också. [ Sim, eu acho/acredito também]

- Ja, så är det. [ Sim, as coisas é assim]

e. uttrycka annan åsikt [expressa uma opinião diferente]

- Nej. [Não]

- Nejdå! [Não!]

- Inte alls! [Nada disso!]

- Absolut inte! [Absoluto não!]

- Visst inte! [ Não sabia]

- Nej, det tycker/tror jag inte. [Não, eu acho/acredito que não]

- Nej, säg inte det! [Não, fala isso!]

f. be om något [pedir alguma coisa para alguém]

- Kan jag få.....? [ Eu posso......?]

- Får jag .......? [ Posso.....?]

- Skulle jag kunna få..........? [ Seria possível......]

- Ja skulle vilja ha......? [ Eu gostaria de ter......]

- Vill du vara (så) snäll och ......[ Por favor ......]

g. be om upplysning [ pedir informação]

- Förlåt kan ni säga mig.......[ Por favor vocês podem me dizer.......]

- Skulle du kunna säga....... [ Por gentileza você poderia me dizer....]

- Skulle du vilja visa mig..... [ Por gentileza você poderia me mostra.....]

h. tillåta [permissão]

- Du får gärna...... [Você pode.....]

- Det är bra. [Está bom]

- Det går bra att...... [ Tudo bem pode fazer.....]

i. förbjuda [proibido]

- Du får inte......[ Você não pode.....]

- Du ska inte ..... [Você não poderá fazer.....]

- Var snäll och......inte! [ Por favor não faça......]

No comments:

Post a Comment