Söka - Procura - Search

Monday, February 25, 2008

Jämförelseorden [Palavras de comparações]

lik, likt, lika (adj) (en-ord) lik, (ett-ord) likt, (plural) lika (parecido, semelhante, igual)

ex: Peter är lik sin pappa. (Peter é parecido com pai dele.)

olik, olikt, lika (adj) (en-ord) olik, (ett-ord) olikt, (plural) olika (diferente, ñ parecido)

- Min syster och jag är mycket olika. (Eu é minha irma somos diferente.)

- Vädret? Det är olika (=växlar) från dag till dag. ( O tempo? É diferente (muda) de um dia para o outro.)

likna (v) -r, -ade, -at [vara lik, påmina om] (parecer-se com, ser parecido com)

- Patrik liknar sin pappa. ( Patrik parece com pai dele.)

likadan (adj) -t, -a ( semelhante, igual)

- Sven svär mycket och hans son är likadan. ( Sven xinga muito e filho dele é igual.)

- Kan du skriva likadant som jag? ( Você pode escrever igual a mim? )

- Titta, Tomas och Kalle har likadana cyclar! ( Olha, Tomas e o Kalle tem bicicletas semelhantes!)

liknande (adj) [{nästa} likadan, likartad (semelhante, parecido)

- Vilken lycka! Jag har aldrig upplevt något liknande. ( Que sorte! Eu nunca vivi uma coisa parecida/semelhante.)

lika (adj, adv) som (igualmente)

- Jag är lika gammal som du. ( Eu é você temos a mesma idade./ Nós somos da mesma idade.)

- Malin sover lika mycket som en katt. ( Malin dorme muito igual a um gato.)

- Våra bostäder är lika stora.

så....som (inte lika....som = inte så......som) ( ñ e tanto parecida/o.....como)

samma (s) som (igual como)

- De har samma adress som vi. (Eles tem o mesmo endereço igual ao nosso.)

- Min syster och jag har samma yrke. (Eu e minha irmã temos as mesmas profissões)

No comments:

Post a Comment