Söka - Procura - Search

Wednesday, February 28, 2007

Bra att veta om (Bom saber sobre)

hälsningsfraser:

- Hej! ---------------------- Oi, olá!

- Hej på dig! -------------- Oi, olá!

- Hallå! -------------------- Oi, olá!

- Goddag! ----------------- Bom dia!

- God morgon! ------------ Bom dia!

- God kväll! --------------- Boa noite ( quando chega ou encontra alguém)

- Hur är det? ------------- Tudo bem?

- Hur står det till? ------- Como vai você (formal)?

- Hur är det med .....(namn)? Como vai você?

tilltal någon:

- Du! ------------------------- Tu/você!

- Du Peter! ------------------ Você Pedro!

- Herr/Fru/Fröken Svensson! ---------- Sr./Sra/Srta Svensson (sobrenome)!

säga adjö:

- Hej! --------------- Tchau!

- Hej då! ----------- Tchau!

- Adjö! ------------- Adeus!

- Adjö då! --------- Adeus!

- God natt!-------- Boa noite (quando vai embora ou vai dormir)

- God jul! --------- Feliz Natal!

- God fortsättning! ------- (fala no Natal ou Ano Novo)

- Trevlig midsommar! ------ (deseja na festa de verão)

- Trevlig helg! -------------- Bom fim de semana!

- Lycka till (med ....)! ------ Boa sorte (com.....)!

- Ha det så bra! ------------ Passe bem! Tudo de bom!

- Trevlig resa! -------------- Boa viagem!

- Hälsa till ......! ----------- Lembranças para .....!

- Vi ses (i morgon)! ------- Até logo! Até amanhã!

inleda ett samtal: (começar uma conversa)

- Jag kommer....... -------- Eu vim aqui......

- Jag ringer på grund av ........ --------- Eu estou ligando a respeito......

- Jag ringer med anledning av ...... ------ Eu estou ligando por causa ......

- Det är så att ..................... ----------- Por causa disto........

- Det gäller ......................... ----------- E sobre..............

presentera sig: (apresentar-se)

- Jag heter ..... ------- Eu me chamo ........

- Mitt namn är ........ ------ Meu nome é .......

- Jag kommer från .... ------ Eu sou do .......(Brasil, Chile)

- Det här är ............ ------ Esse aqui é o/a .........

begära / presentation: (pedido/presentação)

- Vad heter du? ------------- Qual é o seu nome? Como você se chama?

- Vem är det (jag talar med)? ------- Quem é você? Com quem eu estou falando?

- Finns det legitimation? ------------- Você pode se identificar? Você tem identidade?

presentera någon:

- Det här är ........ ---------------- Esse aqui é o/a.......

- Får jag presentera ........------- Posso me apresentar?

tala om att man förstår: { responda se entendeu, compreendeu ou não)

- Ja. -------- Sim

- Jo. -------- Sim

- Jaså. ------ Ah! Ah sim?

- Jaha. ------ Ah sim

- Javisst. --- Pois é!

- Nej. ------- Não

- Nejdå. ---- Não

- Säger du det! ------- Você fala isso?

- Oj då! ----- Vixi!

- Just det! ---- Isso mesmo

- Inte alls!---- Não, nada

- Jag förstår. ----- Eu compreendo/entendo

No comments:

Post a Comment