Söka - Procura - Search

Wednesday, September 13, 2006

Pronomen I

Personliga pronomen - subjektsform
Singular

jag = eu --------Ex: -Är du sjuk? - Nej, jag mår bra./Vc esta doente? -Não, eu estou bem.
du = vc (tu)-------: -Kommer du i kväll? - Nej, jag jobbar./Vc vem a noite? - Não, eu trabalho.
han = ele---------: -Arbetar Peter? - Nej, han estuderar./O Peter trabalha? - Não, ele estuda.
hon = ela---------: -Är Eva hemma? - Nej, hon är på jobbet./A Eva esta em casa? - Não, ela esta no trabalho.
den = o, a, as, os--: - Är banken öppen? - Nej, den är stängd./O banco está aberto? - Não, o banco esta fechado.
det [de']* = o, a, os , as--: - Hur är vädret? - Det är bra./ Como está o tempo? - O tempo está bom.

Plural

vi = nós---------: - Kommer du och Eva? - Nej, vi estannar hemma./Vc e Eva vem? - Não, nós vamos ficar em casa.
ni = vós/vocês--: - Kan Erik och jag komma? - Ja, ni är välkomna./Eu e Erik podemos ir? - Sim, vocês são bem vindos.
de [dom]*=eles/elas---: - Är Mats och Mia hemma? - Nej, de är ute./O Mats e a Mia estão em casa? - Não, eles/elas sairão.

man*= a gente---: - Talar man på Malta? (man = folk)./"A gente" de Malta falam inglês?
: - Hur fyller man i den här blanketten? (man = jag eller du)./Como " a gente" preenche esse formulario?/ (man= a gente)*

jag = eu
du = você, tu
han = ele
hon = ela
den = o
det = a [de'] (pronuncia "de" (t mudo)
vi = nós
ni = vós, vocês ( ni usa na Suécia qdo vc fala c/ pessoas mais velha ou pessoas q vc não conhece, "formalmente").
de = eles, elas [dom/ pronuncia], escreve "de".

man = a gente




No comments:

Post a Comment