Söka - Procura - Search

Friday, October 12, 2007

Om mina Blogger - Sobre meus Blogs

Eu quero agradecer duas pessoas "que deixarão um comentário" "obrigado/tack". Talvez vocês pergunta por que eu escrevo esses Blogs????

A resposta e simples, eu moro 14 anos na Suécia, estudei a língua sueca ñ apenas para falar, estudei para fazer universidade mas eu desisti de continuar por que seria difícil eu perde o "sotaque" do português que e minha língua materna, eu também seria difícil estudar tanto e depois ñ conseguir emprego, eu também detesto ler literatura escrita pelos suecos, até hoje eu li apenas um livro escrito por um sueco por que precisa fazer um trabalho, além disso eu não pude escolher outro escritor. Quando eu fiz o curso do sueco "B" que é o curso de literatura sueca eu pude escolher, eu escolhi um americano, mesmo no Brasil eu só lia "escritores americanos", claro que tiver de ler escritores brasileiros fiz por que era obrigado.

Quando eu comecei no SFI eu comprei livros de gramática em inglês-sueco, dicionários, também comprei um dicionário espanhol-sueco, um dicionário sueco-sueco para estrangeiros, e um livros de receitas, eu gosto de livros didáticos.

Treinar minha pronuncia eu usei meu marido e TV. Nas horas vagas eu lia "jornais e catalagos, reclame que vem na caixa do correio" [quando cheguei aqui me namorado me disse que era para mim jogar os reclames tudo no lixo...heheh]. Quando ele assistia tv como sempre era esporte, eu pegava os catalagos, reclames lia e tentava entender, nunca "traduzi" tentava entender dessa maneira eu aprendi mais rapido, claro cada um tem um macete para aprender. "Ler-escrever-entender" só depois eu olhava no dicionário de inglês-sueco dessa maneira eu aprendia o sueco e treinava meu inglês, claro é perguntava para meu namorado na época.

Todos os meus trabalhos e deveres quase nunca tinha erros quando eu fiz o "SFI" por que eu sempre pedia ajuda ao meu namorado. Meus colegas chegava cedo nas aulas por que eu sempre chegava mais cedo eles queria ver meus deveres, ou perguntas que eles pedia para mim perguntar para meu namorado, no outro dia eu trazia as respostas.

Só que chegou um tempo eu cansei de ajudar eles, por que eles nunca tinha tempo para fazer os trabalhos e deveres, eles não tinha vontade de estudar só "colava", mas as professoras sabia, por que era coisas que só quem mora com sueco/a faria certo. Eles vivia me convidando para visitar eles, eu fui algumas vezes, por que eles precisavam de mim, eu era o única que tinha "elo" com os suecos, depois terminamos o SFI nunca mais tive contatos com eles, agora não precisa mais eles aprenderem o sueco, muitos deles já morava aqui um ano ou mais vindo da Iugoslávia por causa da guerra.

Eu decide escrever esses Blogs apenas para ajudar quem está aprendendo o sueco e para me ajudar a não esquecer o português, além disso material em português-sueco tem pouco.

Eu ñ traduz para o português "ao pé da letra como alguns querem ou deseja", isso seria loucura, afinal quem visita meu Blog é para aprender e entender a "língua sueca" a tradução em português é apenas para vocês entenderem no Blog de "gramática", no Blog "vocabulário" eu pesquiso muito para escrever o "significado em português", para escrever um "Post" nos Blogs eu levo umas 2 a 3 horas de pesquisas e uso a Internet, livros, dicionários e amigos que eu pergunto "sobre" português. Eu peço desculpa pelos erros, eu sou apenas uma pessoa que gosta de ajudar, eu adoro aprender línguas, além disso eu não falo ou escrevo muito em português aqui na Suécia.

Só resta vocês aproveitarem o contéudo que eu escrevo. Quem quiser receber por e-mail basta me mandar seu e-mail Aqui se tiver alguma duvida pode perguntar será um prazer responder.

Lycka till med svenska!

Meus livros de consulta. (alguns)

- Portuguese Concise Dictionary (português-inglês)

- Portugisisk Svensk Ordbok (português-sueco)

- Gramática (português)

- Mini Dicionário de português (português-português)

- Engelsk - Svensk Ordboken

- Swedish A comprehensive Grammar (inglês)

1 comment:

  1. Hej Jaqueline [seu comment]

    Como já havia dito antes ... vc está me ajudando muito neste início de SFI, vc não imagina o quanto !!!!

    Que Deus te proteja e te faça feliz, pq vc é uma pessoa especial, com certeza !

    Eu apaguei seu e-mail daqui eu copie e coloquei na minha lista.
    Obrigado/tack/thanks

    ReplyDelete